Nos últimos anos o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira (Inep), que realiza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vem oferecendo melhoras no atendimento ao estudante no dia da aplicação do Exame.
Os candidatos que precisam de atendimento diferente do comum devem informar a necessidade já no ato da inscrição, além de comprovar por meio de laudo médico, anexado ao sistema de inscrição. O atendimento é válido para quem tem ou não a isenção do ENEM e é dividido em especializado e especÃfico e deve ser solicitado no momento da inscrição.
Atendimento especializado
A prova ampliada está disponÃvel para candidatos com baixa visão ou visão monocular. As provas são impressas com fonte 24 e imagens ampliadas, além do uso de ledor ou transcritor, se houver necessidade.
Já a prova em braile é voltada para deficientes visuais, candidatos com baixa visão e/ou visão monocular, e são aplicadas em salas individuais. Além disso o candidato conta com um ledor das questões e um transcritor de respostas.Â
O ledor é um serviço prestado individualmente, indicado para candidatos com deficiência visual, visão monocular, deficiência intelectual, autismo, déficit de atenção, dislexia ou discalculia. O ledor também pode atuar como transcritor de respostas.Â
Os transcritores de respostas são disponibilizados para candidatos com impossibilidades de escrever ou preencher o cartão-resposta. Além desses, o serviço também é prestado para os candidatos citados anteriormente.
Já o serviço de fácil acesso é indicado para pessoas com algum tipo de deficiência fÃsica, motora e/ou percepção. Elas têm direito a um local de prova com acessibilidade, próximas aos banheiros.
O serviço do guia-intérprete é indicado para pessoas com surdocegueira. Profissionais com domÃnio de técnicas de guia, tradução e interpretação são disponibilizados para atuar como guia intérprete.
A leitura labial deve ser solicitada por pessoas com deficiência auditiva caso prefira. O atendimento é prestado por profissionais capacitados na área.
Os deficientes auditivos também podem solicitar o serviço da LÃngua Brasileira de Sinais (Libras), onde um tradutor-intérprete irá esclarecer dúvidas na leitura de palavras e expressões.
Já o mobiliário acessÃvel é um recurso disponÃvel para cadeirantes, grávidas, obesos, dentre outros.
Uma sala especial também pode ser solicitada para candidatos com doenças infectocontagiosas, porém O recurso não é disponibilizado no ato da inscrição, mas pode ser requerido no dia e no local do Exame.
Atendimento especÃfico
O recurso de classe hospitalar é disponÃvel apenas para pacientes internados para tratamentos de saúde no dia da prova. Nesse caso, é necessário o candidato apresentar a autorização hospitalar.
As lactantes que podem indicar um responsável legal para cuidar da criança durante a realização da prova. Neste caso, um local é reservado para a acomodação dos dois e para a amamentação do bebê.