Quanto custa a multa por atraso do IPVA?

Como você já deve saber, o IPVA corresponde ao Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores e é um imposto obrigatório. Assim como qualquer valor obrigatório, se não for cumprido, o IPVA pode gerar uma cobrança de multa por atraso.

Vale lembrar que a porcentagem de juros por atraso é bem alta para alguns impostos, então para não acabar se envolvendo em uma dívida desnecessária você deve estar atento! Mas quanto custa a multa por atraso do IPVA? Leia o texto a seguir e saiba mais:

Como evitar multas do IPVA?

O IPVA é um valor a ser pago anualmente, por isso o proprietário de um veículo deve estar preparado para ele. Com o começo do ano, há muitas taxas a serem pagar, portanto, quem calcula o valor do imposto antes pode se preparar para o boleto e evitar grandes problemas com o DETRAN.

Para garantir que você estará preparado para o IPVA 2019, você deve estar atento ao valor da sua região e o prazo de pagamento. Alguns lugares como São Paulo, possuem os impostos para proprietários de veículos mais caros. Por isso, quem mora nesta região deve conferir o IPVA SP 2019 e se preparar o quanto antes!

Se tiver dúvidas maiores dúvidas, se informe com o DETRAN do seu estado pelo site ou pelo telefone!

Quanto custa a multa por atraso?

Para realizar o licenciamento do seu veículo, é preciso quitar todos os imposto obrigatórios para proprietários de automóveis. Portanto, quando deixa de pagar o IPVA você não pode realizar o licenciamento e passar a circular irregular. A multa por não cumprir o licenciamento é de R$ 293,47.

Já a multa de atraso para o IPVA pode variar de estado para estado. Por exemplo, a porcentagem para São Paulo é de 0,3% e a tendência é que aumente até chegar aos 18%, mais ou menos após 60 dias. Quando atinge a porcentagem máxima, a multa para de subir. Vale lembrar que ainda pode ser acrescentada a cobrança de juros por dia.

Como quitar a dívida?

Não quitar o IPVA pode gerar uma grande dor de cabeça para o proprietário do veículo, isto porque, além das multas, se autuado com documentação atrasada, ele pode ter o seu veículo apreendido. Os custos da apreensão são de responsabilidade do dono.

Para quitar a sua divida, você deve entrar no site do DETRAN de seu estado e verificar suas pendências através da placa do seu veículo. Será preciso gerar uma nova guia de pagamento, com os novos valores pelo atraso do imposto. Depois é só ir até uma casa lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento.