Qual a Diferença Entre SENAC, SENAI, SESI e SEBRAE?

Se você conhece a modalidade de cursos técnicos, já deve ter escutado falar nas escolas técnicas do sistema S. O SENAC, o SENAI, o SESI e o SEBRAE são exemplos destas instituições tão importantes para o ensino do país. Estes serviços tem muitas semelhanças e diferenças e para entender melhor como cada uma funciona, veja o texto a seguir.

SENAC

Você já deve saber que cada uma das siglas do sistema S representam uma instituição que presta serviços a comunidade e está espalhada por todo o país. O SENAC corresponde ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e é uma escola especializada na distribuição de cursos técnicos e cursos livres em diversos campos de atuação.

As formações do SENAC são voltadas à demanda do mercado de trabalho e desenvolvidas para profissões muito específica. A oferta de cursos em cada região, por vezes, depende dos cargos que mais precisam de pessoas capacitadas.

SENAI

Outra instituição do sistema S que é bastante popular, principalmente pela grande oferta de formações gratuitas, é o SENAI, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Enquanto o SENAC é voltado para o comércio, esta escola terá direcionamento para cargos da indústria.

Por isso, a oferta de curso SENAI gratuitos será sempre voltado aos cargos do setor industrial, formando profissionais capacitados para lidar com a área de mecânica e outros campos semelhantes.

SESI

A sigla SESI é usada para o Serviço Social da Indústria e funciona exclusivamente para atender e melhorar a vida do trabalhador da indústria. A instituição atua proporcionando a melhoria de vida do trabalhador e da sua família.

Através do SESI é possível ter acesso à cultura, lazer, cursos diversos, entre outros benefícios. Mas vale lembrar que a atuação dele é relacionada à indústria e aos profissionais encarregados da área.

SEBRAE

Todas as instituições do sistema S são muito importantes e tem um grande papel com a sociedade. O Sebrae é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e tem papel fundamental para o cenário do empreendedorismo no Brasil. Enquanto as outras instituições são voltadas para melhorar a parte profissional, o Sebrae proporciona suporte para os negócios autônomos.

A prestação de serviços do Sebrae vai desde o auxilio para a abertura do negócio até à obtenção de crédito. É essencial para os microempreendedores receber suporte e capacitação na gestão financeira, e por isso, o Sebrae se diferencia das demais instituições que fazem parte do  sistema s.